Home / Notícias - Turismo / 1º Seminário de Cafés Especiais apresentará oportunidades para o Circuito das Águas Paulista

Notícia de Serra Negra - SP

Objetivo é sensibilizar empresários, comerciantes, produtores e autoridades a respeito do potencial dos cafés especiais produzidos em cidades do circuito

Acontece na quarta-feira, 10 de abril, no Auditório do Centro de Convenções do Circuito das Águas Paulista, em Serra Negra (SP), o 1º Seminário Café do Circuito das Águas Paulista: Grãos Especiais Cultivando Oportunidades e Desenvolvimento. O evento terá início às 9h30.

Organizado pelo Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista (CICAP) e pela Associação dos Produtores de Cafés Especiais do Circuito das Águas Paulista (ACECAP), o seminário tem como objetivo sensibilizar empresários, comerciantes, produtores e autoridades de todas as cidades a respeito do potencial dos cafés especiais produzidos na região.

Desde o início de sua formação, a ACECAP trabalha para conseguir a indicação geográfica dos cafés especiais, efetivamente dotado de características específicas e valor agregado. Para tal, a programação do seminário, além de uma breve apresentação da ACECAP, contará com um painel liderado pelo Engº Agrônomo Francisco José Mitidieri, professor do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), que abordará o tema “Inovação e desenvolvimento rural:  Indicação Geográfica e Marcas Coletivas”. Na sequência, a Consultora de Negócios Cintia Maretto, do SEBRAE Campinas (SP), apresentará os Desafios e oportunidades da Indicação Geográfica.

A ACECAP já conta com 38 produtores de cafés especiais associados, mas esse número pode aumentar. De acordo com Silvia Fonte, presidente da associação, a região conta com grande vocação para produção de cafés especiais e os produtores que buscarem um padrão de qualidade poderão se beneficiar no futuro com a indicação geográfica. “Esse selo vai diferenciar no Mercado e para a venda. Estamos percebendo que os compradores estão buscando produtos com selo de origem como se fosse uma certificação de qualidade. O trabalho é muito árduo, mas as oportunidades são incríveis”, explica Silvia.

Para o presidente do Consórcio de Turismo do Circuito das Águas Paulista, André Bozola, Prefeito de Socorro (SP), o café pode incentivar o desenvolvimento de novos atrativos. “O valor agregado ao café vai proporcionar novas oportunidades de negócios não apenas para os produtores, mas também para o turismo e consequentemente para toda a cadeia econômica envolvida, como o comércio, agências de receptivo, rede hoteleira, gastronômica e muito mais. Vale a pena conhecer esse projeto que será apresentado no seminário”, destaca o Prefeito.

A confirmação de presença no seminário deve ser feita pelo e-mail contato@circuitodasaguaspaulista.sp.gov.br e a participação é gratuita. Ao final, os participantes terão a oportunidade de fazer perguntas aos palestrantes e integrantes da ACECAP. Mais informações pelo telefone (19)3892-1015. Integram o Circuito das Águas Paulista as cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro.