Circuito das Águas Paulista é cenário conhecido no cinema, em novelas, comerciais e documentários

O Circuito das Águas Paulista também é referência para o cinema e a televisão brasileira. Desde os tempos da TV em preto e branco, a região é vista como locação para comerciais, filmes, novelas e curta-metragens.

E essa história já é bem antiga. Em 1974, um dos mais icônicos comerciais com Adoniran Barbosa, figura folclórica e vocalista do Demônios da Garoa, foi filmado em Monte Alegre do Sul. Há pouco tempo, a Cidade Presépio também foi cenário da produção “Lobisomem de Pedra de Fogo”, e também do premiado documentário “A Trilha dos Ratos”, que conta a saga de Nazistas que moraram na região.

Monte Alegre do Sul também foi locação dos longa-metragens "Bodas de Papel", lançado em 2008, e "Sobre Rodas", de 2019. Esse último, inclusive, foi premiado internacionalmente.

Serra Negra também foi palco do documentário das figuras alemãs. A cidade, conhecida pela imigração italiana, mostrou suas belas paisagens naturais e urbanas em novelas da Globo, SBT e Record. Na década passada, Corações Feridos foi gravada no Bairro da Serra, conhecido por ser um polo de Turismo Rural e propriedades cafeeiras.

Outra referência foi o “Rei do Gado”, sucesso da TV Globo que contou com cenas gravadas em fazendas no Bairro do Pantaleão, em Amparo. A cidade, com seu Centro Histórico preservado, foi palco para comerciais de uma empresa de telefonia, que chegou a fechar a região da Matriz. Isso sem contar a icônica “Ossos do Barão”. No fim dos anos 1990, "Estrela de Fogo" trouxe fortes emoções, com um roteiro bem elaborado e grande elenco.

Pedreira foi cenário do clipe de um dos maiores clássicos do rock brasileiro dos anos 1980: “Simca Chambord”, do Camisa de Vênus, que tem cenas no Morro do Cristo.

Quem não se lembra do comendador José Alfredo (personagem de Alexandre Nero) na novela Império, da Globo, nadando sem roupa em uma gruta? Foi uma das cenas mais comentadas da trama. Para o telespectador, o local era em Monte Roraima, mas a sequência foi gravada em 2014, na Estância Hidromineral de Socorro, onde fica a Gruta do Anjo, um lugar lindo, que se formou após a desativação de uma mina e que tem uma piscina natural de água cristalina.

A gruta também serviu de cenário para a novela Revelação, escrita por Íris Abravanel e exibida no SBT, em 2008. Cantores também se renderam à beleza da cidade para produção dos clipes: Glória Groove para a música “Mil graus”, na Gruta do Anjo, em 2019, e o rapper Projota em parceria com Anavitoria e participação do jogador de futebol Gabriel Jesus, em 2017, para a música “Linda”, na encantadora paisagem da Pedra Bela Vista.

Jaguariúna ao longo da sua história, tem sido cenário para a locação de filmes e novelas. Essa tradição começou quando Jaguariúna ainda era recém-emancipada e recebeu uma equipe da Companhia Cinematográfica Universal International Pictures, dos Estados Unidos, no final de 1955. O elenco permaneceu na cidade durante um mês. A cidade também sediou a gravação de várias novelas, entre elas, "A História de Ana Raio e Zé Trovão", pela TV Manchete, em 1991, que movimentou a cidade durante cerca de 40 dias.

“Nossa região tem belezas naturais, prédios históricos, a imigração, o café. O que não faltam são atrativos no Circuito das Águas Paulista. Cada cidade possui características únicas para quem quer descanso e boas histórias para levar para casa”, ressalta o presidente do Consórcio e prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo Cunha de Oliveira.