Circuito das Águas Paulista conclui 2021 com balanço positivo

Consórcio desenvolveu ações para promoção dos destinos e voltadas ao desenvolvimento econômico e à valorização do empreendedorismo feminino.

O ano de 2021 foi de muito trabalho no Circuito das Águas Paulista. Mesmo diante de restrições à circulação de pessoas e ao atendimento presencial nos empreendimentos comerciais, o CICAP trabalhou para preparar a região nesse momento de retomada consciente do turismo. Dessa forma, o ano começou com captação de imagens das cidades e atualização do site e redes sociais do Circuito.

Nesse sentido, e considerando que o Circuito das Águas, por mais que tenha na água o seu elemento mais atrativo, não se limita a essa atividade turística. Na região, há alternativas das mais variadas vertentes, do ecoturismo, passando pela cultura e gastronomia, até os esportes radicais. Desse princípio, foi criada a nova campanha: “Circuito das Águas Paulista – do descanso à adrenalina”, mostrando que a região é rica em quantidade e diversidade de atrativos.

O presidente do CICAP e Prefeito de Monte Alegre do Sul, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, comenta que o perfil do turista já estava em transformação mesmo antes da pandemia. “Há uma tendência de busca por viagens curtas. Nesse sentido, nossa região está muito próxima da maior cidade do país, São Paulo; e da maior cidade do interior, Campinas. Em 2021, nos preparamos para atender bem esse mercado, que soma quase 25 milhões de turistas em potencial, além de apresentar nossas nove cidades para outras regiões do estado e do país”.

Mesmo com a retomada, a responsabilidade está presente em todas as ações do consórcio. Diante do risco de novo aumento de casos da Covid-19, a região definiu, em discurso uníssono, com o objetivo de preservar a saúde dos munícipes por meio de boas práticas e de adoção de protocolos sanitários contra a Covid-19, pelo cancelamento da realização do Carnaval/2022 em todos os nove municípios.

O ano de 2021 não se desenvolveu apenas com foco no turismo, uma vez que o CICAP também é um consórcio de desenvolvimento econômico. A região iniciou o projeto “Mulheres Empreendedoras” que, ao longo do ano de 2022, promoverá o empoderamento, a integração e a capacitação de mulheres dos municípios do Circuito das Águas Paulista.

A articulação junto aos municípios também teve ação relevante, com destaque para a Câmara de Esportes, que desenvolveu festivais esportivos visando promover a integração entre as equipes das escolinhas esportivas municipais, contemplando diversos municípios do polo turístico.
“Tenho por convicção que um trabalho só obtém sucesso quando é realizado por todos e pensando para todos. O Circuito das Águas Paulistas pertence aos seus nove municípios e todos eles são sempre parte integrante das nossas ações”, conclui Edson Rodrigo, presidente do CICAP.