COOKIES
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Dos caminhos da Revolução à viagem à Lua: Circuito das Águas Paulista tem muita história para contar!

Dos caminhos da Revolução à viagem à Lua: Circuito das Águas Paulista tem muita história para contar!
O nome Circuito das Águas Paulista comprova o forte vínculo relacionado às fontes termais, balneários, represas, lagoas, fontes e cachoeiras. Entretanto, a região tem muito mais! A história faz parte do dia a dia de cada uma das nove cidades que compõem o Cicap.

Amparo é um verdadeiro museu a céu aberto. A cidade foi um grande expoente do período cafeeiro, marcada pela longa atividade da Companhia Mogiana de Estradas de Ferro, responsável pelo escoamento do café outrora produzido na região. Bem no centro da cidade, um edifício com status de palacete chama atenção: construído em 1885, o prédio que hoje é sede do Museu Bernardino de Campos tem grande acervo, inclusive com peças do Período Imperial.

 

Pelos caminhos da Mogiana, vemos que as estradas de ferro marcaram a região. Além de Amparo, Jaguariúna e Monte Alegre do Sul têm estações preservadas. Em Jaguaríuna é possível fazer um passeio inesquecível a bordo de uma maria fumaça. Monte Alegre do Sul, tem locomotiva da Mogiana em exposição. Na estância que cresceu em um vale,construções das primeiras décadas do século XX podem ser vistas no Centro Histórico preservado que tem, em destaque, o centenário Santuário do Senhor Bom Jesus.

 

O Circuito das Águas Paulista já foi cenário de um conflito. Neste dia 9 de julho, a Revolução Constitucionalista de 1932 completa 90 anos. O movimento armado foi uma resposta liderada pelo estado de São Paulo, que defendia nova constituição para o Brasil e confrontava o autoritarismo do Governo Provisório de Getúlio Vargas. As marcas da Revolução podem ser vistas em Pedreira. A cidade foi um dos últimos locais onde os soldados constitucionalistas montaram suas trincheiras no que hoje é o Complexo Turístico Morro do Cristo.

 

A herança de uma guerra, dessa vez a Segunda Guerra Mundial, também está presente na região. O médico nazista Josef Mengele, conhecido como “Anjo da Morte”, viveu escondido em Serra Negra na década de 1960.

 

O Circuito das Águas Paulista é uma região criada por imigrantes. Por aqui, há forte presença de descendentes de italianos, portugueses, espanhóis e austríacos. Em Holambra, a origem holandesa está até no nome da cidade. Em Socorro, foi construída a primeira ponte de concreto do estado, no início do século XX. Na cidade, a história da imigração italiana e portuguesa é vista nas arquiteturas Colonial, Neo Clássica e Eclética. São 12 prédios históricos tombados e mais de 100 listados nos arredores da cidade.

 

Mas se estamos no Circuito das Águas Paulista, não poderia faltar esse elemento em nossa história. Na década de 1960, a água que os astronautas tomaram durante a missão de chegada do homem à Lua saiu de uma fonte localizada na cidade de Lindoia. Águas de Lindóia, por sua vez, recebeu uma visita ilustríssima. Em 1926, a vencedora do Nobel de Física e Química, Marie Curie, visitou a cidade, então Thermas de Lindoya, e atestou as propriedades radioativas das nossas águas.

 

Comprovadamente, o Circuito das Águas Paulista é um grande centro de efervescência histórico-cultural!