Circuito das Águas Paulista promove região na V Expotel

O turismo está em momento de reaquecimento. Entretanto, o retorno à normalidade é lento e gradativo. Para acelerar essa recuperação, é necessário que os destinos se reconectem ao mercado. Por isso, nos dias 22 a 23 de junho, o Circuito das Águas Paulista (Cicap) marcou presença na Feira Internacional para Hotelaria, a Expotel.

O evento, realizado no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo/SP, criou um espaço de networking, aprendizado e de novas oportunidades de negócios. Da perspectiva do Cicap, a feira é parte da estratégia de apresentar o Circuito das Águas Paulista como importante destino, mas também como consórcio com expertise na gestão para o desenvolvimento econômico pelo turismo.

O que leva o Circuito das Águas Paulista a ser um destino consolidado é, certamente, a sua diversidade. A região oferece momentos que vão do descanso à adrenalina, prezando por valores como acessibilidade, sustentabilidade e desenvolvimento econômico regional. Cada uma de suas nove cidades possui atrativos, saberes e sabores que garantem uma experiência turística única e completa.

Esse cenário vai de encontro ao que aponta edição de 2022 da Revista de Tendências do Turismo, publicação da Secretaria Nacional de Desenvolvimento e Competitividade do Turismo (SNDTur), que indica o turismo de experiência como uma das principais tendências para o setor no pós-pandemia.

A publicação também destaca que o turismo de proximidade, caracterizado pelas viagens com deslocamentos curtos, para destinos a até 200 quilômetros de distância, atualmente são a preferência dos turistas. Então, geograficamente, o Circuito das Águas Paulista é privilegiado, pois está a menos de 150 quilômetros das regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas, que possuem mais de 25 milhões de turistas em potencial.

Para o Secretário Executivo do consórcio, Caio Araujo, “a Expotel é uma oportunidade para a região apresentar não apenas seus atrativos, mas mostrar que, com o trabalho integrado entre suas nove cidades e uma gestão responsável, é possível e viável transformar uma região pelo turismo”, conclui.

O Cicap - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e tem como objetivo o desenvolvimento econômico e turístico regional. O Cicap tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com seu Prefeito, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, como presidente.

Endereço: Rua Viriato Valente, 513, Centro, Monte Alegre do Sul/SP.