Cadastur é obrigatório para empreendimentos turísticos participarem das ações do Consórcio Circuito das Águas Paulista

Com o cadastro ativo no CADASTUR, os empreendimentos turísticos das cidades que compõem o Consórcio Circuito das Águas Paulista podem participar oficialmente de promoções, ações e divulgações do CICAP

Através de suas atribuições legais, desde o dia 03 de fevereiro, o Presidente do Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Pólo Turístico e Econômico do Circuito das Águas Paulista (CICAP), Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, instituiu a obrigatoriedade do cadastro ativo dos empreendimentos turísticos da região no CADASTUR, para que os mesmos possam participar de todas as ações da entidade, inclusive na utilização da marca do Circuito das Águas.

O ato institucional visa seguir os critérios de qualidade turística e de segurança, estabelecidos na legislação promulgada pelo Ministério do Turismo.

O CADASTUR é o sistema de cadastro de pessoas físicas e jurídicas que estejam atuando em toda a cadeia produtiva do turismo nacional e é executado pelo Ministério do Turismo (MTUR), em parceria com os órgãos Oficiais de Turismo das Unidades da Federação.

O sistema recebe cadastros obrigatórios dos prestadores de serviços turísticos das atividades de Meios de Hospedagem, Agências de Turismo, Transportadoras Turísticas, Organizadoras de Eventos, Parques Temáticos, Acampamentos Turísticos e Guias de Turismo.

Prestadores de serviços turísticos de outras categorias como restaurantes, cafeterias, bares, centros de convenções, parques aquáticos, casas de espetáculo, prestadoras de serviços para infraestrutura para eventos, locadora de veículos para turistas e prestadoras especializadas em segmentos turísticos, podem se cadastrar em caráter opcional.

Entre as vantagens dos empreendimentos que possuírem cadastro ativo no CADASTUR, está a chancela para participação em eventos, feiras e demais ações realizadas pelo Ministério do Turismo e pela Embratur, tais como o Salão do Turismo, Vai Brasil e Portal de Hospedagem.

Com a obrigatoriedade do cadastro na região do Circuito das Águas, os empreendimentos enquadrados e ativos das 9 cidades que compõem o Consórcio, serão beneficiados com a permissão da utilização da marca do Circuito das Águas e também com a participação de todas as ações de desenvolvimento do nosso pólo turístico regional.

Além de todos esses benefícios, o CADASTUR também possibilita o acesso a linhas de financiamento específicas para o turismo, por meio de bancos oficiais, além da participação em programas de qualificação promovidos e apoiados pelo Ministério do Turismo. Sem contar que, o cadastro é atualmente uma das principais fontes de consulta do mercado turístico nacional.

Como se cadastrar?

Para proceder no cadastro, é preciso acessar o site do CADASTUR https://cadastur.turismo.gov.br/ e escolher a opção "Sou Prestador", do lado direito do portal.

Na parte inferior, é preciso selecionar a atividade turística (há as opções obrigatórias e facultativas) e, na sequência, seguir os passos, tendo mãos os documentos necessários. O cadastro é totalmente intuitivo e, na mesma página, há um vídeo explicativo do Ministério do Turismo, fornecendo um tutorial de como proceder no cadastro. Vale lembrar que o serviço é totalmente gratuito e após o envio de todos os dados, basta aguardar a certificação do próprio Ministério do Turismo.

É preciso salientar que, na nova estrutura no Portal do Consórcio do Circuito das Águas Paulista que está sendo estruturado, os estabelecimentos turísticos das nove cidades só poderão participar mediante cadastro ativo do CADASTUR que se enquadram na obrigatoriedade.

O Consórcio - O Consórcio Intermunicipal para o desenvolvimento do Pólo Turístico do Circuito das Águas Paulista é uma consociação formada pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, que tem como objetivo o desenvolvimento em conjunto do pólo turístico regional no qual as cidades que o compõem estão inseridas. Atualmente, o Consórcio tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com seu Prefeito de Monte Alegre do Sul Edson Rodrigo de Oliveira Cunha como presidente.

Endereço: Rua Capitão José Inácio, 91, Centro, Monte Alegre do Sul/SP.