COOKIES
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Circuito das Águas Paulista e suas águas maravilhosas

Circuito das Águas Paulista e suas águas maravilhosas
Uma região que a natureza presenteou com a riqueza de águas especiais, que fazem bem para saúde do corpo e da alma. O Circuito das Águas Paulista, Polo Turístico próximo à Região Metropolitana de Campinas, a Capital Paulista e o sul de Minas têm opções para relaxar, cuidar da saúde, contemplar e aventurar-se.

A água é, provavelmente, o único recurso natural que se relaciona a todos os aspectos da civilização humana, desde o desenvolvimento agrícola e industrial aos valores culturais e religiosos arraigados na sociedade. É um recurso essencial, seja como componente bioquímico de seres vivos, como meio de vida de várias espécies vegetais e animais, como elemento representativo de valores sociais e culturais e até como fator de produção de vários bens de consumo final e intermediário.

Segundo estatísticas, 70% do planeta é constituído de água, sendo que somente 3% são de água doce e, desse total 98%  de águas subterrâneas. Ou sejam isto quer dizer que a maior parte da água disponível e própria para consumo é mínima quando comparada perto da quantidade total de água existente na nossa Terra. Nas sociedades modernas, a busca pelo conforto implica necessariamente no aumento considerável das necessidades diárias de água.

No Circuito das Águas Paulista, esse importante elemento para a vida está presente de forma acentuada, com suas cidades localizadas sobre dois aquíferos, o Aquífero Fissurado e o Aquífero Cristalino.

Em Amparo, considerada Capital Histórica do Circuito das Águas, há várias fontes, como: Bocaina, Nossa Senhora do Amparo, São Vicente de Paula, São Benedito, Nossa Senhora Aparecida, Santa Rita de Cássia e Fonte da Serra, entre outras. As águas que brotam das rochas nas montanhas têm propriedades medicinais, indicadas para o tratamento de asmas distonias neurovegetativas, dermatoses alérgicas, bronquites, diabetes e colites.

Lindóia, conhecida como “Capital Nacional da Água Mineral”, é responsável pela produção de 40% de toda a água mineral consumida no país. A marca Lindoya é uma das mais conhecidas do mercado e a reprodução de uma imensa garrafa dá as boas-vindas para quem chega à cidade. A qualidade da água de Lindóia fez com que a NASA encomendasse várias garrafas para a missão Apolo 11, que levou os astronautas Neil A. Armstrong, Edwin Aldrin e Michael Collins para a lua. A escolha da água foi por conta de sua baixa acidez, rápido grau de absorção pelo organismo e elevado poder diurético. 

Ao lado de Lindóia, está Águas de Lindóia, destino buscado não só para lazer, mas para tratamentos de saúde através de suas águas, que tiveram a descoberta de seus poderes medicinais pelo médico italiano Dr. Tozzi que, no início do século XX divulgou ao mundo seus estudos sobre as propriedades curativas das águas minerais do local, atraindo, inclusive, a atenção da  cientista polonesa Marie Curie, Prêmio Nobel de Física e Química, que realizava pesquisas  sobre a radioatividade na França e visitou a cidade em 1926. Em sua visita, foi constatado que a água mineral local tem o maior teor radioatividade de todo o planeta, o que é extremamente benéfico para o organismo. Os tratamentos através das águas podem ser feitos no Balneário, que tem seus jardins projetos por Roberto Burle Marx. No Thermas Water Park, com piscinas e toboáguas, a diversão é garantida em meio a águas naturalmente quentes.

Holambra, que tem suas terras cortadas por três rios, o Jaguari, o Camanducaia e o Pirapitingui, as águas são encontradas nos lagos, como o Lago Holandês, com restaurante em sua margem. É um excelente local para degustar pratos típicos e contemplar a tranquilidade do lago. Tendo as águas como testemunha, os casais enamorados podem eternizar seu amor no Deck do Amor, inspirado na Pont des Arts, a famosa ponte dos cadeados de Paris, onde os casais prendem um cadeado com seus nomes e jogam a chave no lago. De acordo com a tradição, o casal, então, fica junto para sempre. Em Jaguariúna, as águas do Naga Cable Park, o primeiro Cable Park da América Latina, são pura diversão. Equipado com sistemas de 2 torres e um Full Size de 5 torres, é o local perfeito para a prática do Wakeboard e outros esportes aquáticos, como o Wakeskate, Kneeboard e Esqui Aquático. A crianças também têm seu espaço no maior parque aquático de flutuantes do país.

Famosa pelas qualidades medicinais de suas águas, a estância de Monte Alegre do Sul é protegida pelas últimas ramificações da Serra da Mantiqueira, no vale do Rio Camanducaia. É possível beneficiar-se de águas minerais das diversas fontes espalhadas pela cidade. Uma das mais visitadas é a Fonte da Índia, muito conhecida pela lenda acerca da índia Obirici e de suas propriedades medicinais, A fonte é cercada de muito verde, em uma estrada bastante arborizada, ideal para a prática de caminhadas.

Serra Negra, rodeada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista, tem um balneário que oferece diversos serviços de Spa e banhos de imersão medicinais. As águas das diversas fontes da cidade trazem propriedades importante, como águas fluoretada litinada radiotiva e, águas alcalinas, que beneficiam as funções biológicas, combatem a hiperacidez e reduzem as toxinas ácidas comumente associadas a doenças degenerativas e as com lítio, que atua como um redutor de ansiedades, stress e na redução dos sintomas da TPM feminina.

Socorro é cortada pelo Rio do Peixe, que traz, em seu trajeto, várias corredeiras, ideais para esportes de aventura como rafting e, stande up paddles. A estância também possui fontes de águas mineral, que trazem, como característica, a combinação de minerais, equilibrados na medida certa para repor as necessidades do nosso organismo.

Na região formada por Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro, as águas estão presentes nos principais atrativos, além de correrem límpidas pelos rios que serpenteiam a região, trazendo águas nascidas nas montanhas da Mantiqueira, que emolduram as cidades e garantem um clima ameno, além de vistas dignas de cartões postais.