Circuito das Águas Paulista, lugares para se conectar com a natureza

Circuito das Águas Paulista, lugares para se conectar com a natureza A vida moderna traz uma rotina, que por muitas vezes, acaba trazendo stress e possibilitando poucos momentos de lazer.

As cidades do Circuito das Águas Paulista, com suas cidades cercadas pelas lindas montanhas da Serra da Mantiqueira Paulista, oferecem lugares para se reconectar com a natureza e recarregar as energias.

Amparo – Uma cidade que é um verdadeiro museu arquitetônico a céu aberto, com construções de diversos períodos, passando pelo Colonial, Art Nouveau ao estilo contemporâneo. O Parque Ecológico Municipal, é ótimo lugar para ficar mais perto da natureza, com trilhas e riachos e um orquidário como mais de 500.000 vasos e 25.000 espécies raras e exóticas.

Águas de Lindóia – A cidade conhecida pelo seu balneário e águas curativas, o Bosque Zequinha de Abreu é um oásis da mata atlântica em meio a cidade, com amplas alamedas ladeadas por árvores, ideal para caminhadas. Oferece cantinhos com bancos para relaxar ou apenas observar os pássaros, que fazem do local sua morada. Aos fins de semana, logo na entrada, tem feira de artesanato com produtos locais.

Holambra – Com ar europeu, a natureza está presente por todos os lados, representada principalmente por muitas fores, já que o município é o maior produtor do país, mas é no Parque Van Gogh que a tranquilidade pode ser encontrada. Cercado por árvores, algumas com redes, e caminhos que levam ao lago, que oferece bancos em seu entorno, local ideal para uma parada para contemplação. Chalés distribuídos pelo espaço, oferecem serviços como lanchonete e lojinhas.

Jaguariúna – Sede de uma das maiores cervejarias do país, a cidade mantém um ritmo tranquilo no seu dia a dia. Dois parques conectam os visitantes a paz que natureza oferece. O Parque Luiz Barbosa, na área central, bem arborizado, tem animais soltos por todo espaço, cisnes e tartarugas. No Parque dos Lagos, com 70 mil m², três grandes lagos, com peixes, patos e gansos, é um ótimo lugar para um pic nic ou apenas se deitar sob uma árvore para relaxar.

Lindóia – Capital brasileira da água mineral, na cidade há um complexo com 260 mil m2 de espelhos d’água é alimentado pelas nascentes que afloram das Montanhas. O Complexo do Grande Lago, como é chamado, abriga um centro esportivo com diversas quadras, pista de skate e locais para caminhada, além de quiosques para fazer um churrasco e passar o dia inteiro.

Monte Alegre do Sul – Uma típica cidade de interior, pacata, onde relógio deve ser esquecido. Cortada pelo rio Camanducaia, a Cachoeira das Andorinhas é um ponto de refúgio para os dias quentes, em contato direto com a natureza, onde as andorinhas apresentam um verdadeiro espetáculo de ballet, nos finais da tarde. Outro ponto é o Lago dos Patos, aberto a pesca somente na Semana Santa, convida os visitantes a esquecer os problemas e relaxar, simplesmente olhando seu espelho de d”água.

Pedreira – A cidade encanta por suas porcelanas, fazendo dela um destino de compras. A Capital da Porcelana, tem um reduto para quem busca tranquilidade em meio ao verde. É a Praça Angelo Ferrari, local conhecido como Jardim Público, possui árvores frondosas, além de diversos monumentos que atestam fatos e personagens marcantes da história de Pedreira.

Serra Negra – Cercada por montanhas, clima ameno e dia a dia tranquilo, abriga o Bioparque. Um local convidativo para caminhadas em meio a Mata Atlântica nativa. Um ambiente natural, com linda paisagem e vista privilegiada da região no mirante. Pelo caminho, placas interativas, trazem informações sobre curiosidade sobre a fauna e flora local. O Parque Fonte Santo Agostinho é outro espaço delicioso para passar algumas horas; bem arborizado, com pergolados bucólicos e charmosos.

Socorro – Belezas naturais estão por todo município. O rio do Peixe, que corta a cidade, é um dos cartões postais, apresentando diversas corredeiras em seu percurso. No Horto Municipal, na entrada da cidade e em frente ao grande comércio de malhas, é uma verdadeira ilha de tranquilidade. No Parque Pedra Bela Vista, uma propriedade particular, com infraestrutura excelente para receber turistas, oferece como presente a quem a visita, um por do sol inesquecível.