Circuito das Águas Paulista oferece passeios com acessibilidade

No Brasil, 8,4% da população apresenta algum tipo de deficiência, incluindo nessa estatística cadeiras e pessoas com baixa mobilidade.

As cidades do Circuito das Águas Paulista, oferecem a esse público a possibilidade de lazer e até mesmo de participar de esportes radicais. Veja as opções em cada uma delas:

Amparo - A cidade histórica do Circuito das Águas Paulista, tem bom calçamento, oferecendo boa acessibilidade aos visitantes., que podem conhecer tranquilamente locais fazem parte das atrações turísticas como o Parque Ecológico Municipal.  Visitar a Museu Bernardino de Campos, com acervo histórico local, é uma opção de passeio, assim como o Largo da Estação, com largas calçadas, além de observar na área central a diversidade arquitetônica de vários períodos do Brasil.

Águas de Lindóia - Atrai diversos turistas da terceira idade em razão dos seus balneários de águas termais. A paisagem serrana e o ar puro da cidade são outros pontos predominantes para a escolha do destino. São os vários os hotéis da cidade, com apartamentos adaptados, podendo atender todos os públicos. Entre os passeios mais acessíveis, estão a Praça Adhemar de Barros, no centro, com calçamento largo e bem conservado, grande lago e food trucks em seu entorno. No Balneário Municipal de Águas de Lindóia, ideal para os momentos de lazer e relaxamento, são mais de 30 serviços entre banhos de imersão, massagens, piscinas de água mineral, ducha escocesa, banho de argila em um espaço agradabilíssimo cercado de verde e belos jardins, sendo vários deles com total acessibilidade.

Holambra - Com calçadas bem conservadas, praticamente toda a cidade tem ótima acessibilidade. O Parque Van Gogh é um bom exemplo, com alamedas largas com excelente calçamento. Algumas operadoras da cidade oportunizam inclusive passeio na Rota das Flores, para cadeirantes. Dentre todos os mais conhecidos pontos turísticos da cidade, a exceção de acessibilidade é a parte interior do Moinho Povos Unidos, embora o acesso em seu entorno, onde há várias lojinhas de artesanato, é ótimo.

Jaguariúna - A maior atração turística da cidade, é sem dúvida, o passeio de Maria Fumaça, belo passeio em um trem histórico, com o famoso apito e a fumaça do motor a vapor passando pela janela, com paisagens magníficas através de fazendas de café, áreas de preservação, pontes sobre o Rio Atibaia, Rio Jaguari, estações antigas e muitas outras belezas, onde inclusive foram filmadas várias novelas e filmes, e com total acessibilidade, havendo inclusive área reservada para cadeirantes. A cidade se destaca também pelos seus belos parques, o Parque dos Lagos, é um dos destaques, com facilidade para locomoção em sua área interna.

Lindóia – Estância Hidromineral, típica e pacata cidade do interior. A Praça da Matriz é um ponto de visitação, com bancos espalhados em torno de um antigo coreto e jardins. Com bom calçamento, é um espaço acessível á todos, assim como a Fonte das Brotas, onde é possível tomar a melhor água mineral do país. O Grande Lago Lindóia é um espaço ideal para contemplação, com calçadas planas e diversos bancos de concreto. O Cristo Redentor de Lindóia é um dos grandes atrativos, e é possível chegar até ele de carro, mas o trajeto tem algumas subidas bastante íngremes.

Monte Alegre do Sul – Esse é um destino para quem está buscando a paz da natureza. São poucas as hospedagens na cidade que oferecem quartos acessíveis, mas a maior parte das cachaçarias da cidade (a cidade é conhecida pelos seus alambiques), são de fácil acessibilidade e oferecem degustação de suas várias produções. O Centro Cultural, José Peschiera, a Fonte Bom Jesus e a Cidade das Artes, com  edificações coloridas, abriga exposição permanente, com releituras de obras de grandes artista, são pontos que valem ser visitados, inclusive por cadeirantes.

Pedreira - A Capital da Porcelana”, com muitas lojas especializadas em louças, porcelanas, vidros, artigos em madeira, alumínio, gessos, resina e lindas peças artísticas para decoração que encantaram a todos, em lojas, na sua maioria localizadas na avenida central, com facilidade de acesso inclusive para cadeirantes. Além das compras, o Museu da Porcelana, é uma interessante visita para portadores de baixa mobilidade, mas não oferece um tour auditivo.

Serra Negra - Embora a cidade esteja no coração da Serra da Mantiqueira Paulista, poucas rus centrais são íngremes. A praça central é bem cuidada, com coreto e todo charme de praça do interior, com facilidade de locomoção mesmo para cadeirantes. O Balneário de Serra Negra, que oferece serviços de SPA, tem entre seus vários tratamentos, banheira de hidromassagem com acessibilidade, entre outros equipamentos. A visita ao Cristo Redentor, inaugurado em 1952, com 17 metros de altura, de onde parte o famoso teleférico de Serra Negra, e de onde pode se avistar 10 cidades da região, conta com corrimões, elevador e rampa de acessibilidade.

Socorro - Considerado um município 100% acessível, tanto nas questões de mobilidade urbana como na oferta de produtos para pessoas com limitações em geral. São vários os hotéis com acessibilidade interna, mas o destaque são os da rede Terra dos Sonhos, que oferecem inclusive esportes radicais, não apenas para cadeirantes, mas para outros tipos de deficientes. São várias atividades que vão desde cavalgadas adaptadas, passeio de charrete, entre outras, a descida na tirolesa com 1 Km de extensão, a 140 m de altura. O hotel oferece além de hospedagem, day use.