Inauguração Fontana di Trevi em Serra Negra

A inauguração vai acontecer nessa Sexta-Feira (12/05) às 19h

A Fontana di Trevi em Serra Negra busca reproduzir, embora em dimensões reduzidas, um dos monumentos mais visitados do mundo, localizado em Roma-ITA.

A área é de 370 m² e 11,4 metros de altura, a partir do espelho d’água, e 20,4 metros de largura, o equivalente a cerca de 40% da obra original.

O espelho d’água tem nove bicos distribuidores, quatro motobombas e a cascata possui 55 projetores de luz subaquática em led. O conjunto de esculturas tem 14 peças produzidas por moldes de silicone e gesso, sobre estruturas de EPS, com finalização de revestimento em fibra de vidro e acabamento refinado.

O espaço de convivência da fonte possui bancos, luminárias e paisagismo.

A Fontana di Trevi, inaugurada em 1735, é uma obra de Nicola Salvi, baseada em um projeto de Bernini, e se tornou a fonte mais célebre de Roma e uma das mais famosas e fotografadas do mundo. Possui 26 metros de altura e 20 m de largura.

O investimento da Prefeitura de Serra Negra na obra é de cerca de R$ 1,6 milhão, sendo R$ 505 mil do Governo do Estado, por meio do Departamento de Apoio ao Desenvolvimento dos Municípios Turísticos (Dadetur) e o restante em recursos municipais.

O objetivo da Prefeitura de Serra Negra é impulsionar o turismo, principal setor da economia no município, com o aumento do fluxo de visitantes, movimentando as redes hoteleira e gastronômica, comércio e serviços em geral, e consequentemente gerar emprego e renda à população.

A obra é uma forma também de prestar uma homenagem à cultura italiana, com fortes laços no município devido à massiva imigração ocorrida principalmente no século 20.

“Esta obra é um sinal de agradecimento a tudo o que os italianos nos ensinaram e fizeram pelo desenvolvimento de Serra Negra através do café, do vinho, da gastronomia, do comércio e todos os setores da nossa sociedade. Além de ser um meio de atrair e agradar os turistas é uma forma de homenagear também a nossa população, que será beneficiada com mais trabalho, emprego e renda e com mais um ponto, entre muitos outros que tem Serra Negra, para contemplação e lazer”, destaca o Prefeito Elmir Chedid.