Em 2022, Circuito das Águas Paulista avança para se tornar o destino mais completo do Brasil

A Organização Mundial do Turismo (OMT) previu que o turismo doméstico seria uma tendência para o setor nesse ano...

O órgão também avaliou que, em 2022, haveria uma transformação no perfil do viajante, que buscaria, entre outras atividades, produtos baseados na natureza e turismo rural. Outra tendência marcante seria o aumento da busca por novas experiências. Nesse sentido, o Circuito das Águas Paulista já é um destino completo, que oferece história, gastronomia, cultura, atividades de aventura e muita natureza.

Valorizar e promover os atrativos de cada uma das cidades, levando o nome da região a feiras, eventos e à imprensa é, contudo, apenas parte do trabalho desenvolvido pelo consórcio. Nesse ano que se encerra, o Cicap executou e apoiou ações sólidas pelo desenvolvimento do Circuito das Águas Paulista envolvendo a participação do Poder Público, do trade e da população, assegurando que apenas um trabalho integrado é capaz de transformar o destino.

Essa nova perspectiva do consórcio passou pela implantação de projetos de longo prazo, com o apoio de instituições relevantes. Um exemplo é a viabilização do selo de Indicação Geográfica do café e da cachaça, valorizando o que é produzido na região. Esse projeto de sucesso deu-se a partir de uma parceria entre Cicap, produtores, prefeituras, Sebrae e Instituto Federal de São Paulo.

O Sebrae, que já coordena o Grupo Líder da região, também é parceiro no projeto Juntos pelo Circuito das Águas. A partir da criação de uma rede de networking, a meta é aumentar a articulação entre Poder Público e os empresários por meio de um programa de capacitações e consultorias aos empreendedores da região. A proposta é, no entanto, a primeira etapa de uma ação bem mais ampla, que envolve o credenciamento de diversos segmentos de serviços turísticos a partir de 2023, com o Selo Qualitur.

Entretanto, o ano de 2022 não se desenvolveu apenas com foco no turismo. A Câmara de Cultura planeja promover, a partir de 2023, o empoderamento, a integração e a capacitação de artistas e agentes culturais dos municípios do Circuito das Águas Paulista. A Câmara de Esportes também se destacou pela retomada das competições, consolidando a integração entre as equipes das escolinhas esportivas municipais, contemplando diversos municípios do polo turístico.

O presidente reeleito do CICAP, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, comenta que 2022 foi de transformação. “Nesse ano, investimos em estratégia e articulação. Sabemos que, na região, há alternativas das mais variadas vertentes, do ecoturismo, passando pela cultura e gastronomia, até os esportes radicais. A nossa proposta para 2023 é mostrar que somos o destino mais completo do país”.

O Cicap - Consórcio Intermunicipal para o Desenvolvimento do Polo Turístico do Circuito das Águas Paulista é formado pelas cidades de Águas de Lindóia, Amparo, Holambra, Jaguariúna, Lindóia, Monte Alegre do Sul, Pedreira, Serra Negra e Socorro e tem como objetivo o desenvolvimento econômico e turístico regional. O Cicap tem como sede a cidade de Monte Alegre do Sul, com seu Prefeito, Edson Rodrigo de Oliveira Cunha, como presidente.

Endereço: Rua Viriato Valente, 513, Centro, Monte Alegre do Sul/SP.