Turismo de Socorro recebe equipe da CNM para diagnóstico vocacional da estância

A Secretaria de Turismo da Prefeitura de Socorro recebeu, de 31 de outubro a 04 de novembro, duas Assessoras Internacionais do Projeto InovaJuntos – Cooperação Urbana Triangular para Inovação e Sustentabilidade da CNM – Confederação Nacional dos Municípios em Socorro, para uma extensa agenda de entrevistas, reuniões e visitas de campo.

O Projeto InovaJuntos de Cooperação Internacional, realizado junto ao Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra, em Portugal e Cofinanciamento da União Europeia tem por objetivo aproximar os gestores públicos e promover a troca de experiências de iniciativas bem sucedidas entre 20 destinos brasileiros selecionados, 12 destinos portugueses e de, futuramente, mais 8 destinos latino-americanos que virão a compor o grupo.

Entre as ações previstas no projeto está o Diagnóstico Vocacional Participativo, que se propôs a validar, presencialmente, tudo aquilo que constou no projeto escrito pela Secretaria de Turismo no Edital de Seleção. A extensa agenda foi composta de reuniões e entrevistas, inicialmente com o poder público, para entender os principais desafios da gestão em cada área de governo, bem como seus potenciais. Esteve presente o Vice-Prefeito Henrique Cesar, representando também o Prefeito Ricardo Lopes e diversos secretários de governo.

Em seguida foram reunidos representantes da sociedade civil, empresários de diversos setores, membros e representantes de diversos conselhos municipais, instituições e associações e também professores da rede pública de ensino municipal e estadual e também da rede de ensino privada.

Além das reuniões para a aplicação da metodologia de trabalho foram também visitados diversos locais da cidade, com visitas a campo, a fim de conhecer algumas das inúmeras iniciativas apresentadas, das áreas da saúde, da educação, da cidadania, da cultura, do meio ambiente, do esporte, do turismo e também da corporação de guias mirins de Socorro.

A partir de todo esse levantamento dos projetos de sucesso, reconhecimento do território, e com  a escuta dos principais atores, ouvindo a opinião do que pensam sobre a cidade, aliado à uma análise técnica de dados sobre os índices de desenvolvimento foi possível, ao final, apresentar um panorama sobre o município, que contou com a presença de diversas pessoas envolvidas ao longo do processo.

A avaliação final foi bastante positiva, Socorro possui índices muito bons em diversos aspectos, alguns com média não tão alta, se comparada a demais cidades do Estado de São Paulo, porém, em uma análise geral, a equipe da CNM parabenizou a gestão da cidade pelo belo trabalho que vem realizando.

Fátima Fongaro, Chefe de Serviços  de Turismo, esteve à frente do Diagnóstico e ressalta a importância do Projeto InovaJuntos e da seriedade do trabalho: “Socorro ganhará muito com esse projeto ao poder trazer novas parcerias nacionais e internacionais e contribuir ainda mais com o desenvolvimento local sustentável da cidade, beneficiando a população socorrense e trazendo melhorias para toda a cidade. É uma imensa satisfação saber que um trabalho realizado dentro da Secretaria de Turismo possa vir a contribuir com toda a cidade! Esse é o papel do gestor público, fazer o melhor para atingir a todos. Parabéns aos gestores de Socorro, é um privilégio ser socorrense, um privilégio fazer parte do seleto grupo do InovaJuntos e poder firmar termos de cooperação que melhorem o dia a dia de todos nós! “