COOKIES
Este site usa cookies para garantir que você obtenha a melhor experiência de navegação.

Secretaria de Turismo de Socorro faz balanço da 4ª Edição do Festival Ecogastronômico

Secretaria de Turismo de Socorro faz balanço da 4ª Edição do Festival Ecogastronômico
No mês de outubro a Prefeitura de Socorro através da Secretaria de Turismo realizou a 4° edição do Festival Eco Gastronômico na cidade, com o apoio da ASTUR e COMTUR

No mês de outubro a Prefeitura de Socorro através da Secretaria de Turismo realizou a 4° edição do Festival Eco Gastronômico na cidade, com o apoio da ASTUR e COMTUR. O diferencial desta 4° edição foi trazer um novo conceito, o da “Eco Gastronomia”. Este ano contou com 14 estabelecimentos participantes, sendo eles: Trilha Café, Ristorante D´Napoli,  Quintal do Italiano, Lion, London Cafeteria e Bistrô, Lá Riviere Bistrô, Lanchonete Nectaria, Shopp Café, Restaurante São Benedito, Rock and Soul, Restaurante Nicó, Armazém da Terra,  Emporio Nono Alpi e Pedra Bela Vista.

Para este festival, através das reuniões com os empresários foram escolhidos a banana e a mandioca como os ingredientes principais para estarem em destaque nos pratos elaborados. Priorizamos sempre que seja algum ingrediente da terra, para valorizar os produtos cultivados e produzidos na cidade, isso faz com que os produtores rurais se aproximem dos estabelecimentos comerciais, possibilitando que comprem produtos mais frescos, orgânicos e com maior abundância e que possibilitam ampliar a economia dentro do próprio município, ressalta Ana Paula Monteiro, secretária de turismo.

O Festival Eco Gastronômico também inovou este ano e trouxe uma colaboração social ao projeto, revertendo o valor de R$ 2,00 para cada prato vendido para a Santa Casa de Socorro, com uma quantia, ainda não finalizada de mais de R$700,00.  

Tivemos também a visita de 3 influenciadores, que nos ajudaram a divulgar os estabelecimentos que estavam participando do Festival. Cada influencer veio em um determinado final de semana do mês de outubro, e assim fizemos um roteiro, determinando os locais onde eles iriam visitar, com o objetivo de divulgar os estabelecimentos em seus meios de comunicação, e através disso, possibilitar o aumento da clientela e também da divulgação dos empreendimentos.

Como uma forma de registrar, e entender melhor como foi a nossa 4°edição temos alguns feedbacks de alguns dos estabelecimentos participantes:

“Pessoal gostou demais, estamos até pensando em ter em nosso cardápio” - Restaurante São Benedito.

“Foi muito bacana, nosso prato do festival saiu até pelo delivery” – La Riviere Bistrô 

“Sobre o material disponibilizado, gostamos muito da qualidade e apresentação deles, despertou interesse nos clientes que não sabiam do festival”. - Trilha Café

"Considerei muito positivo. Que no próximo ano tenhamos mais notoriedade e que Socorro possa avançar com a Eco gastronomia." - Shopp Café 

Preocupados com a avaliação e o monitoramento constante do Festival a Secretaria de Turismo se reuniu com a ASTUR e COMTUR e pode coletar algumas impressões dos visitantes, cidadãos e empresários e reunir ideias e sugestões para melhorar ainda mais as próximas edições, esse é o objetivo que nos norteia.  Vale destacar que este ano, tendo sido um mês de outubro atípico, ao ter dois finais de semana de eleições, com o 1ª e o 2º turno, isso pode ter impactado de uma forma um pouco negativa quanto à vinda de turistas para a cidade. Como sugestão para ampliação da divulgação do evento surgiu a intenção de ser criado um  mapa do Festival, contendo todos os estabelecimentos participantes e também pensar em uma homenagem ao empreendedor que tiver o maior número de pratos vendidos, como uma forma de inspirar e motivar a maior participação  e engajamento dos estabelecimentos. 

Segundo Fátima Fongaro, Chefe de Serviços de Turismo o Festival cumpriu o seu papel alcançando um de seus principais objetivos, que é o de fomentar o desenvolvimento e a criação de novos pratos, instigar e ampliar a criatividade dos empreendedores e fazer com que usem e abusem dos ingredientes locais, produzidos na cidade, que valorizem o campo, os produtores, e toda a riqueza que temos em nossa cidade.

Com um saldo positivo oficializamos o encerramento do nosso Festival, que cresce e inova a cada ano. A Secretaria de Turismo agradece a todos os envolvidos e registra os parabéns a todos os 14 participantes, vocês arrasaram nos pratos, contamos com vocês nas próximas edições!